quinta-feira, 17 de agosto de 2023

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO 9º ANO CONTEXTUALIZADA COM GABARITO NO FINAL

 

Leia o texto e responda as questões:

 

                Potira

                          Valdeck de Garanhuns

 

Dois amantes viviam a sonhar

bem felizes curtiam sua terra

mas um dia chegou a triste guerra

e o casal teve que se separar.

O guerreiro partiu para lutar

muito triste pois não era seu plano

a esposa ficou em desengano

coração apertado de sofrer

esperando o amado aparecer

pra cantar um martelo alagoano.

 

 Prometeu que jamais ia chorar

esperando o regresso do amado

e seu pranto no peito estagnado

só com a morte iria derramar.

Todo dia Potira ia olhar

se seu índio surgia, mesmo insano

mas o rio revelava seu engano

e Potira voltava para a aldeia

pra sonhar sob a luz da lua cheia

e cantar seu martelo alagoano.

 

 Essa índia sofreu e esperou

o regresso do índio tão querido

quando soube da morte do marido

todo pranto que tinha derramou.

Lá na beira do rio ela ficou

a chorar seu destino tão tirano

mas tupã o bondoso soberano

transformou suas lágrimas brilhantes

em milhões e milhões de diamantes

e o seu pranto em martelo alagoano.

Mitos e lendas brasileiras em prosa e versos recontados por Valdeck de Garanhuns.

(Série Folia Popular, 1ª Ed., São Paulo, Moderna, 2007.)

 

1)      Marque a alternativa em que os fatos apresentados no poema que você acabou de ler estejam dispostos em ordem cronológica.

 I.   Potira olhava ao longe diariamente.

II.   Tupã valorizou o sofrimento de Potira.

III.  O índio exerceu a sua função de guerreiro.

IV. O guerreiro e Potira se divertiam com frequência.

V.  Potira tem o eu coração estraçalhado.

a)      IV,III,V,I,II.

b)      III,IV,I,II,V.

c)      IV,I, III, V, II.

d)      I, IV, III, II, V.

 

2)      No verso 4, “e o casal teve que se separar”, a expressão sublinhada indica

a)      Desejo.

b)      Vontade.

c)      Obrigação.

d)      Continuidade.

e)      Possibilidade.

 

3)      Alguns termos são utilizados para retomar palavras já mencionadas no texto e, assim, evitar a repetição desnecessária. Nos versos de 15 a 17, “Todo dia Potira ia olhar / se seu índio surgia, mesmo insano / mas o rio revelava o seu engano”, a palavra sublinhada retoma o seguinte termo:

a)      Potira.

b)      Índio.

c)      Insano.

d)      Rio.

e)      Engano.

 

4)      Dependendo do contexto, uma mesma palavra pode apresentar sentidos diferentes. Nos versos 19 e 20, “pra sonhar sob a luz da lua cheia / e cantar seu martelo alagoano”, a palavra destacada indica a adição de duas ações. Quanto aos versos 3 e 4 “mas um dia chegou a triste guerra / o casal teve que se separar.”, a mesma palavra sublinhada estabelece, com o verso anterior, uma relação de sentido de

a)      Tempo.

b)      Condição.

c)      Comparação.

d)      Alternância.

e)      Concessão.

 

5)Classifique as orações destacadas em :

- oração sub. adjetiva restritiva

- oração sub. adjetiva explicativa

a) Os bois da minha fazenda, que contraíram febre aftosa, serão examinados.

_______________________________________________________________
b) Os homens, que são seres racionais, exploram os animais.

_______________________________________________________________

c) O livro que comprei é bom.

_______________________________________________________________
d) Deve-se investir em soluções que resolvam definitivamente os problemas.

_______________________________________________________________
e) A neve, que é fria, provocou a morte da vegetação.

_______________________________________________________________
f) Meus vizinhos cultivam árvores que dão frutos deliciosos.

_______________________________________________________________

 

6). Considere o seguinte trecho:

Em vez do médico do Milan, o doutor José Luiz Runco, da Seleção, é quem deverá ser o responsável pela cirurgia de Cafu. Foi ele quem operou o volante Edu e o atacante Ricardo Oliveira, dois jogadores que tiveram problemas semelhantes no ano passado.
O termo “ele”, em destaque no texto, refere-se:

a) ao médico do Milan.

b) a Cafu.

c) ao doutor José Luiz Runco.

d) ao volante Edu.

e) ao atacante Ricardo Oliveira.

 

7). (UFMG) Na frase: "Maria do Carmo tinha a certeza de que estava para ser   mãe", a oração subordinada é:

      a) subordinada substantiva objetiva indireta                 

      b) subordinada substantiva completiva nominal

      c) subordinada substantiva predicativa                       

      d) coordenada sindética conclusiva

      e) coordenada sindética explicativa

 

8). (UF-UBERLÂNDIA) "Lembro-me de que ele só usava camisas brancas." A oração sublinhada é:

      a) subordinada substantiva completiva nominal                         

      b) subordinada substantiva objetiva indireta

      c) subordinada substantiva predicativa                                         

      d) subordinada substantiva subjetiva         

      e) subordinada substantiva objetiva direta

 

9). (UE PONTA GROSSA-PR) Em "É possível que comunicassem sobre políticos", a segunda oração é:

      a) subordinada substantiva subjetiva                                                  

      b) subordinada adverbial predicativa

      c) subordinada substantiva predicativa                                               

      d) principal

      e) subordinada substantiva objetiva direta

 

10) Analise o contexto, empregando de forma adequada os verbos entre os parênteses:

a – Você precisa estudar, antes que ------------- tarde demais (ser).

b – É preciso que nós ------------- coragem para enfrentar a situação (ter).

c – Se você ------------- carona até a cidade, chegaria a tempo de trabalhar (conseguir).

d – Quando o professor ---------- nossos trabalhos, fará elogios (ver).

e – Gostaria que você ----------- que não estou magoada com o que aconteceu (saber).

 

11). Considere as frases:

1) “Eles querem que nós (fazer) o trabalho”.
2) “Fazemos esforços para que todos (caber) na sala”.


 Flexionando corretamente os verbos indicados, teremos:
a) façamos – cabem;
b) fazemos – caibam;
c) fazemos – coubessem;
d) façamos – caberem;
e) façamos – caibam.


         

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gabarito:👀👀 1-A-    2-C   3-A   4-B    

5a)explicativa b)explicativa c)restritiva d)restritiva e)explicativa f)restritiva.

6-C   7-B    8-B   9-A   10a)seja b)tenhamos c)conseguisse d)ver e)soubesse. 11-E

 

sexta-feira, 11 de agosto de 2023

ENCONTROS VOCÁLICOS| ENCONTROS CONSONANTAIS| DÍGRAFOS | ATIVIDADES E RESPOSTAS

ENCONTROS VOCÁLICOS, ENCONTROS CONSONANTAIS E DÍGRAFOS- JUSSARA

 ESCOLA________________________________________

PROFESSOR____________________________________

ALUNO(A)_______________________________________

SÉRIE___________________________________________              

 

ENCONTROS VOCÁLICOS                   

São três os encontros vocálicos: ditongo, tritongo e hiato.

DITONGO: encontro de uma semivogal (som fraco) mais uma vogal (som forte) ou vogal (som forte) mais uma semivogal (som fraco) numa mesma sílaba.

SV+ V OU V+ SV na mesma sílaba. Alguns exemplos abaixo:

LEITE = VOGAL E + SEMIVOGAL I------ LEI- TE

GLÓRIA = SEMIVOGAL I + VOGAL A----GLÓ-RIA

 

DITONGO CRESCENTE: formado de uma semivogal + vogal. Semivogal som mais fraco e vogal som mais forte na mesma sílaba.

EXEMPLOS: tábua- semivogal u + vogal a.

                      Série- semivogal i + vogal e.

 

DITONGO DECRESCENTE: formado de uma vogal (som forte) + uma semivogal (som fraco) na mesma sílaba.

EXEMPLOS: touro- vogal o + semivogal u.

                      Paula- vogal a + semivogal u.

 

DITONGO ORAL: formado de vogal oral, o som sai apenas pela boca.

EXEMPLOS: PAI- A VOGAL ORAL.

                     LEI- E VOGAL ORAL.

 

DITONGO NASAL: formado de vogal nasal, o som sai pela boca e pelo nariz.

EXEMPLOS:PÃO- A VOGAL NASAL.

                     ANÃO- A VOGAL NASAL.

 

 

TRITONGO: encontro de uma semivogal (som fraco) mais vogal (som forte) mais outra semivogal (som fraco) na mesma sílaba. SV+ V+SV.

EXEMPLOS: ENXAGUOU- U SEMIVOGAL+ O VOGAL + U SEMIVOGAL.

                      IGUAIS- U SEMIVOGAL+ A VOGAL+ I SEMIVOGAL.

HIATO: encontro de duas vogais em sílabas diferentes, sílabas separadas.

EXEMPLOS: VO-O DUAS VOGAIS EM SÍLABAS SEPARADAS.

                      BA- CI- A- DUAS VOGAIS EM SÍLABAS SEPARADAS.

 

ENCONTRO CONSONANTAL  

 

Encontro de duas ou mais consoantes que podem estar na mesma sílaba ou em sílabas separadas.

EXEMPLOS CONSOANTES NA MESMA SÍLABA

bri-sa      a-cre-di-tar      fra- co

 

EXEMPLOS DE CONSOANTES EM SÍLABAS DIFERENTES, SEPARADAS

par-te       ap- ti- dão        piscar

 

    DÍGRAFOS

 

São duas letras que representam um único som. Há os dígrafos que separam nas sílabas e os que não se separam nas sílabas.

DÍGRAFOS QUE SEPARAM NAS SÍLABAS (RR,SS,SC, SÇ,XC)

EXEMPLOS: terraço, excedente, piscina.

DÍGRAFOS QUE NÃO SE SEPARAM NAS SÍLABAS (CH,NH,LH,GU,QU)

EXEMPLOS: chave, ninho, telhado.

 

                BONS ESTUDOS E BOA SORTE!!!

                                                                                

                           ATIVIDADES

1- Assinale a opção que tem uma palavra que apresenta tritongo:

 A) leão

 B) passeio

 C) Paraguai

 D) caiu

 

2- Marque a alternativa que tem uma palavra com ditongo:

A) beijo

B) saída

C) baú

D)Uruguai

 

3- Qual a palavra abaixo que tem hiato?

Meu

Saúde

Glória

Mão

 

4- Sublinhe os encontros consonantais nas palavras abaixo:

Duplo      claro       atleta            aflito         pardo      represa       livro

 

5- Classifique os ditongos em crescente ou decrescente:

régua__________________________________

água___________________________________

série___________________________________

início___________________________________

tourada_________________________________

causa__________________________________

OBSERVAÇÃO: DITONGO CRESCENTE= SV+V

DITONGO DECRESCENTE= V+ SV

 

6- Separe as palavras em sílabas e classifique-as quanto ao número de sílabas:

ferramentas___________________________________

anoitecer_____________________________________

mal__________________________________________

árvore________________________________________

advogado_____________________________________

hipopótamo____________________________________

estudiosa______________________________________

problemático____________________________________

canto__________________________________________

 

  7- Escreva as letras que representam DÍGRAFOS nas palavras abaixo:

      quilo ________

      pássaro _____

      galho _______

      machado_____

      borracha______

      nascer________

      exceção_______

 

 👦👧🙋🙋

 

 

 

 

 

 

 

 












RESPOSTAS DAS ATIVIDADES   

1- LETRA -C

2-LETRA -A 

3- LETRA- B

4- ENCONTROS CONSONANTAIS: PL- CL- TL- FL- RD- PR- VR                      

2    5- régua- crescente

     água- crescente

     série- crescente

      início- crescente

       tourada- decrescente

        causa- decrescente

 

    6- fer- ra- men- tas- polissílaba

     a- noi- te- cer- polissílaba

     mal- monossílaba

     ár- vo- re- trissílaba

     ad- vo- ga- do- polissílaba

     hi- po- pó- ta- mo- polissílaba

     es- tu- di- o- sa – polissílaba

     pro- ble- má- ti- co- polissílaba

     can-to- dissílaba

 

    7_ quilo- qu

          pássaro- ss

          galho-lh

          machado- ch

          borracha- rr|ch

          nascer- sc

          exceção- xc

              

 


    

 

 

 

 

                                                                                  

 

 

                                                 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                  

 

 

                                                 

 

 

 

 

 

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Eternos Apaixonados (Românticas Internacionais) love songs - 40 Sucessos



Bons momentos para relembrar o passado.
Pessoal, vocês visualizam o blog ( ver blog)  e clicam nas músicas dessa postagem.
Outro detalhe, vocês podem minimizar as músicas lado direito das postagens (-) e continuar visualizando as postagens. Se tiverem oportunidades visitem o Blog PORTUGUÊS CONECTADO 2.
Espero que gostem das músicas e dos meus blogs!👀😀


terça-feira, 1 de março de 2022

JOGO DE BOLA ( CECÍLIA MEIRELES ). ATIVIDADES DIVERSAS E RESPOSTAS.

 

                                        JOGO DE BOLA

                                              

 A bela bola                                A bola é mole,

rola:                                            é mole e rola.

a bela bola do Raul.


Bola amarela,                              A bola é bela,

a da Arabela.                               É bela e pula.


A do Raul,                                    É bela, rola e pula,

azul.                                             é mole, amarela , azul.


Rola a amarela                             A de Raul é de Arabela,

e pula a azul.                                e a de Arabela é de Raul.

                                                      (Cecília Meireles)


Leia o poema acima e responda às questões:

1) Qual a cor da bola do Raul? ______________

2) Cite a cor da bola da Arabela?_____________

3) Quais são os dois substantivos próprios presentes no texto?

__________________________________________

4) "Rola a amarela e pula a azul. As duas palavras destacadas são:

A) Pronomes        B) Verbos        C) Adjetivos      D) Conjunções

5) Quanto à sílaba tônica. A palavra amarela é classificada como:

A) Proparoxítona   B) Polissílaba   C) Oxítona       D) Paroxítona

6) Indique o número de letras e fonemas das seguintes palavras:

bola: letras_____ fonemas____

Arabela: letras____ fonemas____

pêssego: letras____ fonemas____

chuveiro: letras____ fonemas____

palhaço: letras_____ fonemas____

7) Associe, de acordo com o seguinte código:

  (D) Dígrafo           (EC) Encontro Consonantal

(     ) brasa      (     ) chapéu     (     ) unha

(     ) prato      (     ) palhaçada  (     ) antigo

(     ) bomba    (     ) cravo

8)  Qual é o adjetivo na frase a seguir: " A bela bola do Raul".

A) bela

B) bola 

C) do

D) Raul

9) Assinale a conjunção presente na frase do texto: " e pula a azul".

A) a

B) e

C) azul

D) pula. 




                                          BONS ESTUDOS!👨👩




RESPOSTAS:

1) AZUL 2) AMARELA 3) RAUL, ARABELA 4) LETRA B 5) LETRA D 

6) BOLA 4 LETRAS,  4 FONEMAS/ ARABELA 7 LETRAS, 7 FONEMAS/

PÊSSEGO 7 LETRAS, 6 FONEMAS/ CHUVEIRO 8 LETRAS, 7 FONEMAS/

PALHAÇO 7 LETRAS, 6 FONEMAS.

7)  (D) DÍGRAFO          (EC) ENCONTRO CONSONANTAL

(  EC ) BRASA          (  D ) CHAPÉU      ( D ) UNHA        (  EC ) PRATO

( D  ) PALHAÇADA  (   D ) ANTIGO      (  D ) BOMBA    (  EC ) CRAVO

8) LETRA A.

9) LETRA B.






                                 QUALQUER DÚVIDA, ESTOU À DISPOSIÇÃO.

                                      Jussara Campelo.


                                                                  

                                                                    




                 









                                                                    

sábado, 4 de setembro de 2021

REVISÃO GRAMATICAL: CLASSE DE PALAVRAS COM RESPOSTAS.

 

  REVISÃO GRAMATICAL: CLASSE DE PALAVRAS COM RESPOSTAS

 

Substantivos

Dão nome a tudo que existe, ou seja, aos seres.

Exemplos: mesa, paixão, fada.

Verbos

Expressam ações praticadas por seres que agem, estado ou mudança de estado ou fenômeno da natureza.

Exemplos: amar, ser, chover.

Adjetivos

Exprimem as qualidades dos seres, isto é, suas características.

Exemplos: amável, divertido, sujo.

Advérbios

Modificam o verbo, o adjetivo ou outro advérbio.

Exemplos: sim, muito, mal, hoje, devagar.

Interjeições

Exprimem emoção ou sentimento repentino.

Exemplos: Oh! Credo! Puxa!

Artigos

Individualizam um substantivo.

Exemplos: o, umas.

Numerais

Dão a ideia de número.

Exemplos: dois, quinto, duplo. meio.

Pronomes

Substituem ou acompanham um nome.

Exemplos: ele, nosso, algum, quanto.

Preposições

Unem dois termos entre si, criando uma relação de subordinação da segunda palavra em relação à primeira.

Exemplos: de, para, com.

Conjunções

Unem dois termos entre si independentes ou ligam orações.

Exemplos: e. ou, porque.

1) Classifique as palavras das frases abaixo.

 

A) Puxa! Ganhamos três campeonatos.

       ↓                   ↓             ↓           ↓      

       1                   2            3           4

________________________________________________________

________________________________________________________

 

1-interjeição 2- verbo    3- numeral 4- substantivo

 

B) Todos sempre se preocuparam com as velhas amigas.

     ↓                ↓          ↓            ↓             ↓    ↓      ↓        ↓

     1                2          3           4             5    6      7        8

______________________________________________________

______________________________________________________

 

1-pronome 2-advérbio 3-pronome  4- verbo   5-preposição  6- artigo 7- adjetivo 8- substantivo

 

 

2) Através destas informações, observamos as diferentes classes gramaticais. Com atenção, resolva as questões abaixo:

 

A) A festa estava muito animada e acabou muito tarde.

A: artigo definido, feminino, singular

festa: substantivo simples, comum, feminino e singular

estava: verbo no pretérito imperfeito do modo indicativo

muito: advérbio de intensidade

animada: adjetivo

e: conjunção de adição

acabou: verbo no pretérito perfeito do modo indicativo

muito: advérbio de intensidade

tarde: advérbio de tempo

 

 

B) Ele foi o primeiro da turma.

Ele: pronome pessoal do caso reto

foi: verbo no pretérito perfeito do modo indicativo

o: artigo, definido, masculino, singular

primeiro: numeral ordinal

da: contração da preposição “de” com o artigo “a”

turma: substantivo, feminino, singular

 

C) Aqueles garotos fizeram uma boa ação.

Aqueles: pronome demonstrativo

garotos: substantivo, simples, masculino, plural

fizeram: verbo no pretérito perfeito do modo indicativo

uma: artigo indefinido, feminino, singular

boa: adjetivo

ação: substantivo simples, feminino, singular

 

3) Relacione as colunas, associando classe, exemplos e definição:

 

CLASSE

EXEMPLOS

DEFINIÇÃO

(1) Substantivo

( 3 ) Feliz, alegre, ansiosa, mau

( 5 ) Palavra que indica circunstância.

(2) Verbo

( 5 ) Aqui, ontem, mal, talvez

( 3 ) Palavra que caracteriza o substantivo.

(3) Adjetivo

( 7 ) Três, um quinto, dobro

( 6 ) Palavra que determina ou indetermina o substantivo.

(4) Pronome

( 9 ) E, mas, quando, que

( 7 ) Palavra que indica número.

(5) Advérbio

( 10 ) Oh! Ui! Puxa! Bah!

( 1 ) Palavra que dá nome aos seres, reais ou imaginários.

(6) Artigo

( 8 ) Com, de, em, para

( 10 ) Palavra que expressa emoção ou sentimento.

(7) Numeral

( 6 ) O. a, um, umas

( 8 ) Palavra que relaciona outras palavras.

(8) Preposição

( 4 ) Nós, meu, este, alguém

( 4 ) Palavra que acompanha ou substitui o nome.

(9) Conjunção

( 1 ) Amor, casa, Brasil

( 2 ) Palavra que indica ação, estado ou fenômeno.

(10) Interjeição

( 2 ) Amar, vender, sorrir

( 9 ) Palavra que liga dois termos da oração.

 

 

 

 

4) Loteria Morfológica.

 

PALAVRAS

CLASSES GRAMATICAIS

Sétimo

Artigo

Pronome

X Numeral

Adjetivo

Puser

Substantivo

X Verbo

Verbo

Advérbio

Olá!

X Interjeição

Numeral

Advérbio

Substantivo

Enquanto

Pronome

Interjeição

X Conjunção

Verbo

De

Verbo

XPreposição

Advérbio

Conjunção

Em

XPreposição

Verbo

Artigo

Interjeição

Menos

Conjunção

X Advérbio

Artigo

Pronome

Vossa

Senhoria

X Pronome

Adjetivo

Substantivo

Numeral

Fabuloso

Substantivo

X Adjetivo

Verbo

Advérbio

Demais

Adjetivo

Pronome

X Advérbio

Advérbio

Ou

X Conjunção

Preposição

Adjetivo

Interjeição



                                                    BOM ESTUDO! 👧👦😀👀