terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

REVISÃO DAS CLASSES GRAMATICAIS COM ATIVIDADES E GABARITO.


 REVISÃO (CLASSES GRAMATICAIS)

     Na Língua Portuguesa há dez classes de palavras ou classes gramaticais:

   1- SUBSTANTIVO
6 - VERBO
2- ARTIGO
7 - ADVÉRBIO
3 - ADJETIVO
8 - PREPOSIÇÃO
4 - NUMERAL
9 - CONJUNÇÃO
5 - PRONOME
10 - INTERJEIÇÃO

SUBSTANTIVO é toda a palavra que denomina um ser; é usada para nomear pessoas, coisas, animais, lugares e sentimentos. Normalmente vem precedida de artigo.
Exemplo: O cachorro tomou banho. (Cachorro é um substantivo)
Os substantivos classificam-se em:
·                     Comum/ Próprio
·                     Concreto/ Abstrato
·                     Primitivo/ Derivado
·                     Simples/ Composto
·                     Coletivo.

ARTIGO é a palavra que se coloca antes do substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo.
 Os artigos classificam-se em:
Definidos: o / a / os / as
Indefinidos: um / uns / uma / umas.
Exemplos:

ADJETIVO é a palavra que caracteriza o substantivo.
Exemplo: Aquela moça é muito bonita. (Bonita é um adjetivo)

NUMERAL é uma palavra que exprime número, ordem numérica, múltiplo ou fração.
O numeral pode ser: cardinal, ordinal, fracionário e multiplicativo.
EXS: dois, segundo, um terço, quádruplo.

PRONOME é a palavra que substitui ou acompanha o substantivo.
O pronome pode ser: pessoal (caso reto, oblíquo, tratamento), demonstrativo, possessivo, indefinido, relativo e interrogativo. Alguns exemplos: eu- pessoal reto; me, te, pessoal oblíquo; esse, aquele demonstrativo; Vossa Senhoria- tratamento; sua, minha, possessivo; algum, nenhum, indefinido; quem, o qual, relativo; que, quem, quanto interrogativo.

VERBO é a palavra que exprime ação, estado ou fenômeno da natureza.

ADVÉRBIO é a palavra invariável que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de outro advérbio. Os principais advérbios indicam circunstâncias de:
·                     Tempo: ontem, hoje, amanhã, já, cedo, tarde, antigamente...
·                     Lugar: aqui, ali, acolá, aí, lá, perto, longe, acima, abaixo, dentro, fora...
·                     Modo: depressa, devagar, bem, mal, calmamente, alegremente...
·                     Intensidade: muito, menos, pouco, mais, bastante....
·                     Negação: não, absolutamente...
·                     Dúvida: talvez, provavelmente, possivelmente...
·                     Afirmação: sim, certamente, realmente....

PREPOSIÇÃO é uma palavra invariável que liga um termo dependente a um termo principal, estabelecendo uma relação entre eles.
As preposições essenciais são:
A, ANTE, APÓS, ATÉ, COM, CONTRA, DE, DESDE, EM, ENTRE,
PARA, PERANTE, POR, SEM, SOB, SOBRE, TRÁS

CONJUNÇÃO é a palavra invariável que liga duas orações ou duas palavras que tenham a mesma função na oração. Pode ser: Coordenativas e Subordinativas.
Alguns exemplos: Ele trabalha e estuda. Coordenativa aditiva.
 Quando alguém faz economia prepara o próprio futuro. subordinativa temporal.
·                    
·                
INTERJEIÇÃO são palavras invariáveis que expressam uma emoção, um sentimento.
As interjeições mais comuns são
De alegria: ah! oh! oba!
De aplauso: viva! bis! bravo!
De chamamento: oi!olá! alô!
De dor: ui! ai!
De silêncio: silêncio! psiu!
De surpresa: oh! ah!
De advertência: cuidado! atenção!
De alívio: ufa! arre!
De admiração: ah!oh! puxa! nossa!
De desejo: oxalá, tomara!
De saudação: salve! viva! olá!
De terror: ui! credo! cruzes!

                                         ATIVIDADES
1) Localize os substantivos que aparecem nas orações abaixo:
a) As pessoas estavam muito contentes na festa.
b) Todas as crianças parecem satisfeitas com o lanche.
c) A bicicleta de Paulo está com o pneu furado.
d) O garoto não entrou no teatro, porque esqueceu os bilhetes.
e) O cachorro quase me mordeu.

2) Classifique os artigos conforme o modelo:
            O senhor me dá um presente de aniversário?
            o = artigo definido, masculino, singular
um = artigo indefinido, masculino, singular

A) Ganhei uma caneta dourada.______________________________
B) Os irmãos ganharam doces._______________________________
C) A gaita era verde._______________________________________

3) Sublinhe os adjetivos presentes nas frases a seguir:
A) O sapo verde deu um pulo engraçado.
B) No meu pequeno jardim florescem violetas perfumadas.
C) A viagem a Ouro Preto foi instrutiva.
D) Quantos meninos eu vi, com roupas rasgadas e sapatos gastos!
E) Os belos e cantadores bem-te-vis acordam-me pela manhã.

4) O adjetivo caracteriza o substantivo de vários modos: bonito, por exemplo, atribui uma qualidade positiva; feio, uma negativa.
Atribua a cada item a seguir uma qualidade positiva e uma negativa:
A) camarada: _____________________________________________________________________
B) gesto: _____________________________________________________________________
C) roupa: _____________________________________________________________________
D) mulher: _____________________________________________________________________

5) Classifique os numerais sublinhados em cardinal, ordinal, multiplicativo ou fracionário:
A)Fernanda comeu um terço da torta. _________________________________________________
B)Esse filme é de segunda categoria. __________________________________________________
C)Lucas agora tem o dobro de trabalho na escola. ________________________________________
D)Maria e Ana convidaram seis amigas para jantar em sua casa. ____________________________
E)Aproximadamente cinquenta mães participaram da reunião. ______________________________

6) Dê o infinitivo dos verbos abaixo:
A) chegarei: ___________________________
B) subiram: ___________________________
C) coube: _____________________________
D) fizeste: ____________________________
E) pusesses: ___________________________
F) sumiu: _____________________________
G) estávamos: _________________________
H) amássemos: ________________________
I) perceberdes: ________________________
J) é: _________________________________

7) Classifique o pronome destacado nas frases abaixo:
A) Este animal não vai participar da exposição. __________________________________________
B) Vários atletas já chegaram. _______________________________________________________
C) Quantos ainda não votaram? ______________________________________________________
D)Há poucos erros na redação. ______________________________________________________
E) Ela sempre gostou de ler. ______________________________________________________
F) Nosso povo está despertando. ______________________________________________________

8) Identifique e classifique os advérbios conforme o modelo.
Luiza e Marcos viajaram bastante pelo mundo.
bastante: advérbio de intensidade
A) Não engoli coisa nenhuma.
_____________________________________________________________________
B) Convoquei imediatamente a família.
_____________________________________________________________________
C) Os pais de Amanda gostavam muito de viajar.
_____________________________________________________________________
D) A velhinha passava rapidamente pela fronteira.
_____________________________________________________________________
E) Os meninos hospedaram-se aqui.
_____________________________________________________________________

9) Sublinhe as preposições:
A) Conversamos sobre nossos estudos.
B) Sempre lutamos contra  má vontade de alguns.
C) Estou mais uma vez sem meu ajudante.
D) A criançada partiu para o acampamento.
E) Aquela chácara é de meus tios.
F) Você já viajou de avião?

10) Complete com a preposição adequada:
A) Saí __________ meus pais.
B) Estamos __________ luz há alguns minutos.
C) Minha família morou __________ Pernambuco vários anos.
D) Minha mãe gostava __________ conversar __________ arte.
E) __________ o juiz, ele não abriu a boca.
F) Estarei __________ Curitiba na próxima quinta-feira.
G) Deteve-se um instante ___________ observar o movimento ___________ pedestres.

11)Grife  as conjunções:
A) Saiu cedo, mas não voltou ainda.
B) Estava estudando, quando você me telefonou.
C) Você reage ou será dominado pela doença.
D) Não compareceu à reunião nem justificou a falta.
E) Não se afobe, pois dispomos de bastante tempo.
F) Ele falava e eu ficava ouvindo.
G) Compre um jipe ou um caminhão.
H) Esperei-o até tarde, porém  ele não veio.

12) Sublinhe a interjeição, relacionando-a às emoções do quadro abaixo:
alegria – aborrecimento – saudação – advertência – admiração

A) Nossa! Como ela samba! ____________________________

B) Cuidado! Trecho sem acostamento! _______________________

C) Olá! Como passou a noite? ______________________________

D) Oba, as férias estão aí! ________________________________

E) Xi! Esse cara aqui de novo. _______________________________________________________



                                                         BONS ESTUDOS!😊👦👧












GABARITO:


1A)PESSOAS| FESTA. 1B)CRIANÇAS| LANCHE. 1C)BICICLETA| PAULO| PNEU. 1D)GAROTO| TEATRO|BILHETES. 1E)CACHORRO.
2A) ARTIGO INDEFINIDO, FEMININO, SINGULAR.
2B) ARTIGO DEFINIDO, MASCULINO, PLURAL.
2C) ARTIGO DEFINIDO, FEMININO, SINGULAR.
3A) VERDE, ENGRAÇADO.3B) PEQUENO, PERFUMADAS. 3C)INSTRUTIVA. 3D) RASGADAS, GASTOS. 3E) BELOS, CANTADORES.
4) RESPOSTAS PESSOAIS. CAMARADA BOM, CAMARADA MAU....
5A) FRACIONÁRIO. 5B)ORDINAL. 5C) MULTIPLICATIVO. 5D)CARDINAL. 5E)CARDINAL.
6A) CHEGAR.6B) SUBIR.6C)CABER.6D)FAZER.6E)PÔR. 6F)SUMIR. 6G)ESTAR. 6H)AMAR. 6I)PERCEBER. 6J) SER.
7A) DEMONSTRATIVO| 7B)INDEFINIDO| 7C)INTERROGATIVO| 7D)INDEFINIDO| 7E)PESSOAL DO CASO RETO| 7F)POSSESSIVO.
8A)NÃO- NEGAÇÃO| 8B)IMEDIATAMENTE- TEMPO.|8C)MUITO- INTENSIDADE. 8D)MODO. 8E)LUGAR.
9A) SOBRE| 9B)CONTRA, DE| 9C)SEM| 9D)PARA| 9E)DE| 9F)DE
10A) COM| 10B)SEM| 10C) EM| 10D) DE, SOBRE | 10E) PERANTE| 10F)EM| 10G) AO, DOS.
11A)MAS| 11B)QUANDO| 11C)OU| 11D)NEM| 11E)POIS| 11F)E| 11G)OU| 11H) PORÉM. 
12A)NOSSA- ADMIRAÇÃO| 12B) CUIDADO- ADVERTÊNCIA| 12C)OLÁ- SAUDAÇÃO|
12D) OBA- ALEGRIA| 12E) XI- ABORRECIMENTO.

19 comentários:

  1. O gabarito está errado. Imediatamente é advérbio de tempo.

    ResponderExcluir
  2. Excelente poder contar com atividades praticas.

    ResponderExcluir
  3. LOL MUITO BOM VERY GOOD

    ResponderExcluir
  4. esta faltando as variações de numeral("NUMERAL é uma palavra que exprime número, ordem numérica, múltiplo ou fração.
    O numeral pode ser:")e de pronome("PRONOME é a palavra que substitui ou acompanha o substantivo.
    O pronome pode ser:")

    ResponderExcluir
  5. adorei muito bem vai me ajudar na prova de portugues


    ResponderExcluir
  6. Muito bom o conteudo para estudar🌼❤🙏🏻

    ResponderExcluir
  7. Na questão 3a,"engraçado" não e advérbio? Ao invés de adjetivo.

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado por compartilhar. Material bastante útil para os meus alunos do sétimo ano. ;)

    ResponderExcluir
  9. Olá, amei as atividades... mas gostaria de baixar para imprimir... tem como?

    ResponderExcluir
  10. Maravilhoso poder contar com atividades praticas que sempre estão na de fácil acesso obrigada.

    ResponderExcluir