quinta-feira, 26 de junho de 2014

ATIVIDADES DE ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS COM GABARITO




1) Indique a classificação incorreta da oração subordinada adverbial destacada:
A) Como tomei uma forte medicação, não pude dirigir meu novo carro. (causal)
B) Como as flores do campo, exalam as flores do meu jardim. (comparativa)
C) Nossos planos saíram como prevíramos. (final)
D) Como cereais todos os dias para não engordar. (oração principal).

2) Dentre as orações  adverbiais, assinale a que indica circunstância de tempo.
A) Mesmo estando gripadíssima, mergulhei na piscina.
B) As fofocas correm mais rápido que os fatos.
C) À medida que o tempo passa, Regina fica mais tensa.
D) Terminada a prova, os alunos saíram imediatamente da sala.

3)" Certa vez, quando caía um forte temporal, embora estivesse muito frio, saímos à rua".
A sequência correta da análise das orações adverbiais está na alternativa:
A) Oração principal, concessiva, temporal.
B) Temporal, consecutiva, oração principal.
C) Temporal, concessiva, oração principal.
D) Causal, concessiva, oração principal.

4) Indique a alternativa que apresenta, respectivamente, a correta classificação das orações subordinadas adverbiais abaixo:
Tanta foi a minha surpresa, que perdi a fala.
Quanto mais ele fala, menos eu escuto.
Se dirigir, não beba.
Fez tudo a fim de conseguir o emprego.

A) Consecutiva, proporcional, condicional, final.
B) Proporcional, proporcional, condicional, final.
C) Concessiva, consecutiva, causal, causal.
D) Consecutiva, consecutiva, condicional, concessiva.

5) Analise as orações destacadas de acordo com o código abaixo:
A)Oração subordinada adverbial proporcional.
B)Oração subordinada adverbial temporal.
C)Oração subordinada adverbial concessiva.
D)Oração subordinada adverbial consecutiva.
E)Oração subordinada adverbial final.
F)Oração subordinada adverbial causal.
G)Oração subordinada adverbial condicional.
H)Oração subordinada adverbial comparativa
I) Oração subordinada adverbial conformativa.
J)Oração principal.

(      ) Quando o deputado chegou, todos o vaiaram. 
(      ) Mal o jogo terminou, os torcedores comemoraram.
(      ) O povo vaiou tanto que o vereador saiu mais cedo.
(      ) O prefeito pediu silêncio a fim de que pudesse falar.
(      ) O jogador marcou o gol conforme prometera.
(      ) Este jogador é arisco como um gato.
(      ) Caso Neymar jogue, convide-me para o jogo.
(      ) Embora estivesse sem ânimo, o goleiro fez belas defesas.
(      ) Uma vez que o jogador não marcou o gol, os torcedores saíram angustiados.
(      ) À medida que o governador falava, o povo vaiava.

                                    BONS ESTUDOS!👀👧👦









GABARITO
1C| 2D| 3C| 4A| 
5- B- J - D - E - I - H - G - C - F - A 


29 comentários:

  1. acertei a maioria *-* ,to me dedicando muito nesse assunto e o exercico me ajudou bastante,so melhorar atenção... OBJETIVO : PASSAR DE ANO U.U

    ResponderExcluir
  2. Vlw ajudou mtttttttt acho q da pra recuperar meu 4.5

    ResponderExcluir
  3. muito bom!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. MUITO OBRIGADO!!!!! ajudou bastante na revisão da prova

    ResponderExcluir
  5. Congratulations my friend. its activity helped me a lot especially now that I am learning Portuguese! Muito obrigada amigo meu (I think my sentence is correct)

    ResponderExcluir
  6. cade as respostas no gabarito tem so da 5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As respostas estão abaixo da postagem, porém vou escrevê-las novamente para você.
      1C| 2D| 3C| 4A| 5- B- J- D- E- I- H- G- C- F- A.
      Qualquer dúvida, poderá me perguntar novamente. Muito grata!

      Excluir
  7. Obrigada! Ajudou muito, acertei tudo!

    ResponderExcluir
  8. se tivesse mais seria ainda melhor

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. mt bom , errei apenas a numero 2!

    ResponderExcluir